CPI do Judiciário é uma necessidade.

Salários MILIONÁRIOS (acima de R$ 150.000,00 em muitos casos), e uma INEFICIÊNCIA total, completa e absoluta, são características notórias do atual "sistema judiciário" brasileiro, que é provavelmente o PIOR DO MUNDO! O Brasil vive uma situação de CAOS institucional, pois a ineficiência do sistema judiciário faz com que não exista JUSTIÇA no país.

E onde não há justiça, o caos impera. No Brasil não há qualquer diferença entre um contrato assinado e um rolo de papel higiênico! Contratos assinados (de qualquer espécie) não valem absolutamente NADA! A propriedade também não vale absolutamente nada, e pode ser a qualquer momento invadida, sem que o proprietário possa tomar qualquer medida, pois as legislações vigentes favorecem, amplamente, o invasor criminoso. Alugue um imóvel para alguém, e caberá ao inquilino decidir se quer ou não quer pagar o aluguel, ou comprir as cláusulas do contrato. Se ele decidir pelo não, o proprietário tem de entrar com um processo de despejo que demorará anos e anos para ser analisado pelo atual "sistema judiciário" brasileiro. Se alguém entrar na sua casa, e dela se apropriar, você terá de entrar com um processo de "reintegração de posse", que também demora anos e anos na "justiça" brasileira! Experimente caminhar pelo forum de sua cidade e dê uma espiada pelas portas entreabertas das salas. Você verá milhares e milhares e milhares de pastas, derramadas por todos os lados, a maioria amarelada pelo tempo, pois aguardam apreciação dos juizes há anos ou décadas. Converse com qualquer funcionário e ele lhe dirá que cada juiz tem dez, vinte ou trinta mil processos para analisar!! Esta é a realidade atual do "sistema judiciário" brasileiro! Um CAOS TOTAL, COMPLETO E ABSOLUTO! Cada juiz tem dez ou vinte mil processos para analisar, entretanto eles tem FÉRIAS e RECESSOS inúmeras vezes durante o ano. Até mesmo as olimpíadas realizadas no Brasil foram motivo para recesso no judiciário! Isto é impressionante!! Me lembro que em 2015 o judiciário entrou em "recesso de fim de ano" de 17 de dezembro até 20 de janeiro! Pelo que eu saiba, as festas de fim de ano vão de 24 de dezembro a 01 de janeiro... E depois do recesso, houve as "férias do juiz" no mês de fevereiro! Em seguida o carnaval, e depois a semana santa! E ainda mais impressionante é constatar que a maioria dos juizes só trabalha no período da tarde!!! Claro que este período da tarde começa depois do horário do almoço...

Senador Roberto Requião quer CPI DO JUDICIÁRIO

A consequência de tudo isto é a criminalidade onipresente, a corrupção generalizada em todas as esferas da sociedade, a perda dos recursos públicos (trilhões e trilhões pagos em impostos todos os anos pelo povo brasileiro), que são roubados sistematicamente; e o total desrespeito às leis e às instituições, uma vez que não existe a punição da justiça para delitos cometidos. Ou seja, a inexistência de um sistema judiciário eficiente é O MAIOR DE TODOS OS PROBLEMAS que o Brasil tem. Pois é a CAUSA e a origem de todos os problemas da sociedade. NÃO HÁ JUSTIÇA NO BRASIL, então todos fazem o que querem e bem entendem.

Só se resolve problemas ELIMINANDO AS CAUSAS. Uma reforma ampla, total e irrestrita do sistema judiciário brasileiro se faz portanto urgente, fundamental e primordial. TODAS as demais soluções são paleativas, e de nada adiantarão enquanto no Brasil não houver um sistema judiciário eficiente, justo e rápido. TUDO, absolutamente TUDO, precisa ser repensado e reformulado no sistema judiciário brasileiro. Toda a estrutura atual do sistema judiciário precisa ser repensada e re-estruturada. Salários precisam ser revistos! Porque pagar 150 mil a UM juiz, se se poderia pagar 15 mil para DEZ juizes? Além disto, é emergencial criar mecanismos que possam DESAFOGAR o sistema judiciário. A RAPIDEZ é o fator primordial e fundamental.

Uma CPI é a alternativa principal que se apresenta como INÍCIO (apenas) do processo de solução para o judiciário brasileiro. Já há no meio político figuras (como o Senador Roberto Requião) querendo iniciar uma CPI DO JUDICIÁRIO. Sim, é preciso abrir uma CPI para começar a resolver a problemática do sistema judiciário, e é preciso também REFORMAR A CONSTITUIÇÃO, de forma a estabelecer mecanismos que RE-ESTRUTUREM total e completamente o sistema judiciário brasileiro. O problema do judiciário é ESTRUTURAL. Toda a estrutura atual do sistema judiciário está errada e NÃO FUNCIONA. Tudo, literalmente TUDO, precisa ser repensado, revisto e refeito no sistema judiciário brasileiro!

Veja também:

  • 1