Alimentos jogados no lixo

Outro dia fui comprar bananas maduras em um sacolão, e só havia bananas verdes na banca de frutas. No chão havia uma caixa grande de plástico, e estava toda cheia de frutas maduras, quase todas em ótimo estado de conservação. Eu peguei umas duas pencas de bananas maduras e coloquei no meu carrinho, e pouco depois vi um funcionário do sacolão pegar a caixa e levar embora.

Eu perguntei a ele para onde ia levar as frutas maduras, e a resposta dele foi rápida: "para o LIXO"! Este procedimento acontece durante TODO O DIA nos sacolões, e também nos supermercados, armazéns e grandes distribuidores de frutas e verduras, como a Ceasa, aqui em Minas Gerais. Boa parte dos funcionários destes estabelecimentos tem esta função principal: JOGAR NO LIXO os alimentos considerados "inadequados" para a venda. Esta inadequação inclue frutas e verduras maduras, ou com algum tipo de deformação, por mais simples que possa ser, tais como pequenas curvas ou desvios. Para ficar na banca de vendas, as frutas e verduras tem de estar não muito maduras, ou ainda verdes, e com ótima aparência. Só falta haver um concurso de beleza! E se estes "critérios de qualidade" não forem preenchidos, os alimentos são então descartados, ou seja, jogados no lixo. Isto acontece, não apenas aqui em Minas Gerais, ou no Brasil, mas NO MUNDO INTEIRO! No mercado europeu, por exemplo, os critérios de qualidade para uma fruta estar à venda na prateleira de um supermercado são extremamente rigorosos. As bananas, por exemplo, tem de ser verdadeiras "misses de beleza", e não podem ter qualquer "defeito", como uma pequena curva, ou algo diferente das demais. Qualquer imperfeição, e a dita cuja é imediatamente lançada... no LIXO!

Alimentos jogados no lixo

Veja esta foto: o destino de todas estas bananas é o LIXO! Só porque estão um pouco curvas, ou não são belas o suficiente para enfeitar as prateleiras dos supermercados! Não pense você que o volume descartado é pequeno! Muito antes pelo contrário, estimativas indicam que ACIMA DE UM TERÇO dos alimentos são jogados fora em todo o mundo! Isto é IMPRESSIONANTE!! Mais que impressionante, é um COMPLETO ABSURDO! E mais do que um absurdo, é um CRIME, da mais extrema gravidade, pois grande parte da população de todos os países está PASSANDO FOME, e enquanto isto, milhões e milhões de toneladas de alimentos estão sendo jogados no lixo todos os dias! É evidente que este tipo de conduta criminosa TEM DE SER PROIBIDA. E isto já está acontecendo em países como a França (que costuma ser pioneira em movimentação social), onde o governo determinou que os estabelecimentos comerciais que jogarem alimentos fora estão cometendo um delito criminoso (veja o vídeo abaixo)! O exemplo francês precisa ser seguido pelo resto do mundo. JOGAR ALIMENTOS NO LIXO TEM DE SER CRIMINALIZADO. Esta é uma das bandeiras que estou levantando, e vou estar fazendo vídeos, abaixo assinados, e pressionando os parlamentares no Congresso Nacional para que apresentem projetos de lei com esta finalidade.

Veja também:

  • 1