Todos os alimentos devem ser ORGÂNICOS

Uma boa notícia é que, pelo menos aparentemente, o mercado de alimentos orgânicos vem crescendo no Brasil. A conscientização das pessoas quanto à necessidade de consumir alimentos livres de contaminação por agrotóxicos e outras substâncias químicas vem fazendo crescer as vendas de frutas e verduras orgânicas em todo o país, e o que é melhor, os preços estão abaixando!

E de fato, é necessário que os preços de produtos orgânicos abaixem, e abaixem DRASTICAMENTE. O grande impecilho para o consumo de orgânicos sempre foi o preço, além é claro do desconhecimento do assunto por grande parte da população. Felizmente vem aumentando o número de iniciativas para produzir orgânicos a preços bem melhores. Eu saliento que a participação dos consumidores neste processo de baixa dos preços de orgânicos é da mais extrema importância! Há muito que o consumidor de orgânicos pode e DEVE fazer. Deve PRESSIONAR MACIÇAMENTE os produtores e pontos de venda a ABAIXAR OS PREÇOS. Deve também PESQUISAR e comprar apenas dos que vendem mais barato (obviamente desde que os produtos sejam de qualidade). Isto é o que as pessoas fazem em países como os Estados Unidos: só compram de quem vende mais barato (pode ter toda a certeza que é assim que funciona nos EUA). Se ninguém compra onde está claro, inevitavelmente os preços irão abaixar. Os consumidores devem também pressionar os produtores para que vendam cada vez mais produtos orgânicos, e aumentem a produção de orgânicos, e reduzam a produção de alimentos convencionais.Se um número cada vez maior de pessoas pressionar os produtores, e também o meio político, por certo que a grande tendência é aumentar a oferta de orgânicos em todo o país, e ainda abaixar os preços!

Todo alimento precisa e deve ser orgânico! Você talvez não saiba, mas os alimentos convencionais estão inteiramente contaminados com maciças quantidades de substâncias agrotóxicas. Absurdamente, o Brasil é um dos maiores consumidores de agrotóxicos em todo o mundo! Trata-se de um absurdo muito grande, especialmente em função da grandeza do território brasileiro e do clima tropical. Recomendo expressamente assistir na íntegra o excelente documentário O VENENO ESTÁ NA MESA II (abaixo, em alta resolução - assista em tela inteira), que mostra em detalhes as consequências do consumo de agrotóxicos, além de sugerir soluções. Informações como esta precisam ser divulgadas maciçamente, e cada um que está esclarecido sobre um assunto de tamanha importância tem um papel fundamental a desempenhar neste processo.

 

Veja também:

  • 1